Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

5 coisas a ter em conta na escolha da data do casamento

save the date, data do casamento, planning

[etsy]

A primeira decisão que eu e o noivo tivemos que tomar foi a escolha da data do casamento. Tivemos em conta muitos fatores, analisamos as vantagens e desvantagens para nós, para as nossas famílias e para os nossos convidados.

Fiz uma lista das coisas que, em princípio, convém os noivos terem em consideração na escolha da data.

1. Estação do ano - é necessário decidir que tipo de casamento os noivos pretendem e se preferem ao ar livre ou num hotel, por exemplo. A escolha das cores também pode ajudar a determinar a estação, se preferem tons pastéis a primavera seria uma boa escolha, se, pelo contrário, gostam mais de cores fortes as estações mais frias são as ideais. A partir daí conseguem escolher a estação do ano que melhor se adapta ao estilo de casamento que pretedem.

2. Orçamento - a data escolhida para o casamento afeta substancialmente o orçamento. Uma das coisas que aprendi nos últimos meses foi que entre maio e setembro é época alta e, por isso, como a procura é maior também os preços o são. Os sábados são também logo reservados e, consequentemente, são os dias mais caros. Se, pelo contrário, o casamento for em época baixa (de outubro à abril), e durante a semana ou num feriado, os preços são muito mais acessíveis.

3. Dia da semana -  Outro aspeto a considerar é o facto de nem toda a gente poder dispensar um dia a meio da semana para ir ao casamento. O mesmo inconveniente pode resultar de um casamento que tenha lugar num domingo a tarde e que, por acabar demasiado tarde, será bastante cansativo para a família e para os convidados que têm que trabalhar no dia seguinte.

4. Compatibilidade com os empregos - o tipo de emprego dos noivos ou as funções exercidas podem ser determinantes para a escolha do dia. Isso porque nem todos os noivos têm direito à licença de casamento ou possibilidade de se ausentarem em qualquer altura do ano.

5. Viabilidade para os convidados - há que ter em atenção a distância que alguns convidados terão que percorrer até ao local do casamento, isso porque se o local do casamento ficar, como no meu caso, a 300km da casa de alguns dos convidados, provavelmente não vão poder regressar no mesmo dia, logo, convém que o dia seguinte calhe num fim de semana ou feriado.

4 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

imagem de perfil

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.